16.01.24 | Mundo
Exposição em Londres procura recriar ambiente de cativeiro de reféns israelenses em Gaza
Montada em um prédio abandonado no leste de Londres com base em descrições de alguns dos reféns libertados, a exposição "Vozes dos Túneis" busca recriar as condições dos cerca de 130 reféns mantidos pelo Hamas em Gaza.
Orit Eyal-Fibeesh, co-fundador do projeto 7/10 Human Chain, que organizou a exposição, diz que a iniciativa foi uma primeira tentativa de descrever como são os túneis e como parecem as condições do cativeiro. "Entrevistamos reféns que retornaram de Gaza e isso foi criado com base em suas histórias", diz ele, de acordo com matéria de Michael Holden e Jonathan Saul no Portal Terra.
A exposição, no porão úmido e escuro do prédio, traz vídeos com notícias, imagens e depoimentos sobre os ataques de 7 de outubro e retrata como os reféns estão sendo mantidos.
Eyal-Fibeesh diz que o objetivo da exposição é dar visibilidade à situação dos reféns e que o público alvo são políticos, jornalistas, ativistas contra o antissemitismo e visitantes de escolas e universidades. No entanto, não será aberta ao público geral, em parte por causa de um limite no número de visitantes e também por questões de segurança.