06.02.24 | Mundo
Em visita a Israel, Milei anuncia plano para transferir embaixada da Argentina para Jerusalém
Em sua primeira viagem ao exterior como presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta terça-feira (6) sua decisão de transferir a embaixada do seu país — atualmente baseada em Tel Aviv — para Jerusalém. A decisão foi anunciada logo ao desembarcar e comunicada ao ministro Israel Katz, que o recebeu no aeroporto Ben Gurion. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, felicitou Milei pela decisão, em cumprimento a uma promessa de campanha, segundo noticiou o site de O Globo.
A Argentina abriga a maior comunidade judaica da América Latina — são cerca de 300 mil pessoas. No passado, o país foi alvo de dois graves atentados contra a comunidade judaica, um contra a embaixada de Israel, em 1992, e o outro em 1994 contra a Associação Mutual Israelense Argentina (Amia) — considerado o pior ataque terrorista no país, em que morreram 80 pessoas e mais de 300 ficaram feridas.
Esta é a primeira vez que Milei visita Israel como presidente da Argentina. Ele já tinha visitado o país em novembro, quando ainda não havia tomado posse, o que ocorreu apenas em dezembro.