13.02.24 | Mundo
Sequestrado pelo Hamas há 4 meses, brasileiro ganhou neto batizado de 'coragem'
Depois de cinco netos antes de ser levado à força para a Faixa de Gaza, Michel Nisenbaum, 59, ganhou mais um neto há um mês e meio: um menino batizado com o nome de Oz (coragem, em hebraico), de acordo com matéria de Mayara Paixão, na Folha de S.Paulo.
“No momento em que a esperança morrer, nós não vamos ter mais para o que viver”, diz Mary Shohat, 66, irmã mais velha de Michel, que falou à Folha de sua casa em Beersheba, conhecida como a capital do deserto de Neguev. Mary trabalha como enfermeira, atendendo em domicílio a população idosa, ao lado de um assistente social.
Ela afirma que a mãe, de 87 anos, é bastante mal, com muitos medos. “No dia que eu contei para ela que o Michel estava desaparecido [levaram semanas para a confirmação oficial], ela perdeu totalmente a memória do dia a dia”.
Na última semana, o Exército de Israel disse ter comunicado 31 famílias de reféns — ao menos 136 ainda eram marcadas em Gaza no momento — de que seus parentes morreram. Mary não recebeu nenhuma ligação do militar responsável pela comunicação com sua família. Uma esperança.
Ainda assim, já são mais de quatro meses sem notícias de Michel. “Estamos na mesma situação: sem saber nada, sem nenhuma notícia nova. Cada dia que passa é pior”, diz a irmã.