Herzog participa de inauguração do primeiro Museu do Holocausto dos Países Baixos - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Divulgação

12.03.24 | Mundo

Herzog participa de inauguração do primeiro Museu do Holocausto dos Países Baixos

O primeiro Museu Holocausto dos Países Baixos foi inaugurado no domingo (10) em Amsterdã, na Holanda, com a presença do presidente israelense, Isaac Herzog.

Em seu discurso, Herzog destacou a importância do novo museu, como um lugar que recorda "os horrores que surgem do ódio, do antissemitismo e do racismo", e lamentou o aumento do antissemitismo em todo o mundo. Ele também destacou que, durante as atrocidades do regime de Adolf Hitler, "muitas pessoas" observaram em silêncio a deportação de judeus na Holanda. “Mas também houve quem se levantasse contra os nazistas”, disse ele, segundo noticiou a imprensa.

Na cerimônia, realizada na Sinagoga Portuguesa, vizinha ao museu, Herzog também exigiu a libertação dos reféns sequestrados pelo grupo terrorista Hamas.

Durante a cerimônia, houve protestos do lado de fora contra a presença de Herzog e pelo fim da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

O Museu Nacional do Holocausto de Amsterdã, que abriu ao público oficialmente na segunda-feira (11), fica no bairro que acolheu os judeus que esperavam a deportação da capital holandesa. Estima-se que cerca de 102 mil judeus holandeses tenham sido assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Só 25% dos judeus da Holanda sobreviveram ao Holocausto.

O novo museu fica no prédio onde funcionava uma antiga faculdade, que foi usada como rota de fuga secreta para centenas de crianças judias.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação