25.04.24 | Mundo
Hamas divulga vídeo de refém americano-israelense com braço amputado
O Hamas divulgou vídeo nesta quarta-feira (24) em que o jovem Hersh Goldberg-Polin aparece com um braço amputado. Hersh Goldberg-Polin, de 23 anos, de nacionalidade americana e israelense, foi sequestrado na Universo Paralello, rave interrompida por ataques do grupo terrorista no sul de Israel no dia 7 de outubro, segundo noticiou a Folha de S.Paulo.
O refém diz passar fome no cativeiro e critica o primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, por não chegar a um acordo com o Hamas para a libertação dos sequestrados.
"Eu tive que proteger a mim e às pessoas que estavam com medo perto de mim porque não havia ninguém para nos proteger naquele dia", afirma Goldberg-Pelin no vídeo.
Assim como ele, aproximadamente 250 pessoas foram capturadas pelo grupo terrorista naquele dia. Dessas, cerca de 130 seguem em cativeiro no território palestino após um acordo de cessar-fogo liberar dezenas delas, mas 34 podem estar mortas, de acordo com Israel. Na gravação, o refém fala em 70 capturados que teriam sido mortos por bombardeios de Tel Aviv.
O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos —que se formou após o ataque e no qual a mãe de Hersh, Rachel Goldberg-Pelin, tem papel ativo— afirmou na rede social X que a família do jovem autorizou a imprensa a divulgar o vídeo.