07.05.24 | Mundo
Marcha da Vida reúne milhares em Auschwitz
Sobreviventes do Holocausto e milhares de pessoas participaram da Marcha da Vida em Auschwitz, no antigo campo de concentração na Polônia, no Dia da Memória do Holocausto, na segunda-feira (6). A manifestação faz parte de programa educacional que visita anualmente territórios poloneses, israelenses e alemães. Os participantes caminharam por três quilômetros rumo aos crematórios do campo, onde foram prestadas homenagens aos mortos pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo noticiou a imprensa.
Apenas na Polônia cerca de 3,2 milhões de judeus foram mortos, desses 1,1 milhão apenas no campo de Auschwitz. Ao todo, o regime nazista foi responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus. Além das câmaras de gás, muitas das vítimas morreram em decorrência da fome, do frio e da disseminação de doenças.
A Conferência sobre Reivindicações Materiais Judaicas Contra a Alemanha estimou, em janeiro, que são 245 mil sobreviventes do Holocausto, espalhados em mais de 90 países. Quase metade vive em Israel, 18% estão na Europa Ocidental e cerca de 16% moram nos Estados Unidos. No Brasil, calcula-se em 300 os sobreviventes. Na América do Sul e do Caribe são cerca de 700, segundo a organização.