04.06.24 | Mundo
Brasil vota contra inclusão de adendo israelense pela libertação de reféns em texto votado em reunião da OMS
O Brasil votou contra um adendo apresentado por Israel, na última quinta-feira (30), durante a Assembleia-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra (Suíça), para incluir a questão dos 125 reféns que estão sendo mantidos em cativeiro, em Gaza, pelo grupo terrorista Hamas. Apesar da oposição brasileira, a alteração no texto original apresentado pela Argélia foi aprovada por 50 votos contra 44, de acordo com matéria de Eliane Oliveira no jornal O Globo.
O Brasil considerou que o fórum não era adequado para tratar do tema e argumentou que havia problemas na proposta apresentada por Israel. Por exemplo, o adendo falava sobre grupos armados atacando hospitais, mas não dizia que esses estabelecimentos deveriam ser protegidos.
O texto original da Argélia condenava as ações israelenses na Faixa de Gaza e contava com o apoio de países árabes, Rússia, China, Venezuela, Irã, Cuba e Nicarágua.
Apesar de discordar do adendo, de acordo com integrantes da área diplomática do governo, a delegação brasileira se posicionou em defesa da libertação dos reféns em todas as intervenções.