05.06.24 | Mundo
Sobreviventes do Holocausto alertam contra ascensão da extrema direita em países europeus
Sobreviventes do Holocausto divulgaram um alerta nesta terça-feira (4) aos jovens eleitores contra a ascensão da extrema-direita em eleições que acontecem em países europeus no decorrer desta semana. "Não pudemos impedir àquela altura. Mas vocês podem fazê-lo hoje", disseram na mensagem, segundo noticiou a Agência France Presse em matéria divulgada no jornal O Globo.
"Para milhões de vocês, as eleições europeias são as primeiras de suas vidas. Para muitos de nós, podem ser as últimas", escreveram os sobreviventes - oito homens e mulheres, com idades entre os 81 e os 102 anos - em carta aberta divulgada em Berlim.
Na Alemanha, as pesquisas dão ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) cerca de 15% das intenções de voto, mais do que as obtidas em 2019 (11%), apesar de uma série de escândalos envolvendo o grupo político.
Ruth Winkelmann, de 95 anos, afirmou ter assinado a carta "porque a AfD está ficando forte demais". Esta formação tem "alguns pontos em comum" com os nazistas da década de 1930, que também eram "contra pessoas diferentes", disse ela à AFP.