05.06.24 | Mundo
Líderes mundiais celebram aniversário de 80 anos do “Dia D”
Cerca de quatro mil pessoas, incluindo os principais líderes mundiais e 200 veteranos de guerra, foram convidadas para as cerimônias de celebração pelo aniversário de 80 anos do “Dia D”, quando as forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia, numa operação que contribuiu para o fim da Segunda Guerra, com a expulsão dos nazistas da Europa Ocidental.
Segundo noticiou a imprensa, as principais cerimônias estão marcadas para esta quinta-feira (6) na praia normanda conhecida como Omaha, das quais devem participar os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden; da Ucrânia, Volodimir Zelensky; da França, Emmanuel Macron; o rei Charles III da Inglaterra; o chanceler alemão, Olaf Scholz; o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente italiano, Sergio Mattarella. Biden chegou nesta quarta-feira (5) à França para participar das cerimônias.
Em 6 de junho de 1944, o "Dia D", uma força de 156 mil soldados e 20 mil veículos chegaram às praias da Normandia, surpreendendo os nazistas, que sob as ordens de Adolf Hitler ocupavam a Europa Ocidental. A operação contribuiu decisivamente para o fim da Segunda Guerra Mundial em território europeu em 1945 com a Alemanha nazista encurralada entre duas frentes: Atlântico, ao oeste, e União Soviética, ao leste.