03.07.24 | Mundo

Líder da ultradireita alemã recebe nova condenação por uso de slogan nazista

O líder do partido alemão de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), Björn Höcke, foi condenado e multado pela segunda vez por usar em público lema de antiga organização paramilitar nazista. Em maio passado, Höcke foi condenado a pagar a multa de 13 mil euros, também pelo uso do mesmo slogan em um comício em 2021 na cidade de Merseburg, um veredicto do qual seus advogados estão apelando, segundo noticiou o site Deutsche Welle.

O Tribunal Regional de Halle considerou Höcke culpado de "usar símbolos de organizações inconstitucionais e terroristas" e o condenou ao pagamento de uma multa de 130 diárias de 130 euros cada – ou 16.900 euros (R$ 101,2 mil). Cabe recurso da decisão.

A condenação, entretanto, não o impede de participar de eleições. Höcke pretende participar, em setembro, das eleições para governador pelo estado da Turíngia, no leste do país, como representante da liderança regional da AfD.

Além do julgamento e condenação em Halle, o tribunal distrital de Mühlhausen, na Turíngia, deve julgar Höcke por incitação ao ódio. A acusação se refere a uma postagem que Höcke fez no Telegram em 2022 atribuindo um ato de violência em Ludwigshafen a imigrantes. As datas do julgamento ainda não foram definidas.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação