03.07.24 | Mundo
Meloni condena posicionamento antissemita de jovens de seu partido
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, reagiu irritada à divulgação de um vídeo em que jovens de seu partido aparecem fazendo saudações fascistas e antissemitas, elogiando o ditador fascista italiano Benito Mussolini (1883-1945) e incentivando outros jovens a divulgarem adesivos com slogans fascistas. “Estou irritada e triste pela maneira como fomos representados pelo comportamento de alguns jovens do nosso movimento”, escreveu Meloni em e-mail enviado aos diretores de seu partido, de acordo com matéria de Emma Bubola, do New York Times, publicada em O Globo.
Meloni pediu aos líderes de seu partido que se posicionem contra o antissemitismo, o racismo e ao que chamou de nostalgia por regimes totalitários.
O vídeo com os jovens foi feito, com uma câmera escondida, por um jornalista do Fanpage.it que fingiu ser um ativista da Juventude Nacional. No vídeo, membros da Juventude Nacional, a seção juvenil do Irmãos da Itália, aparecem fazendo comentários racistas e antissemitas e gritando slogans fascistas.
A senadora italiana sobrevivente do Holocausto Liliana Segre, de 93 anos, também reagiu indignada com o que viu no vídeo: “Na minha idade, vou ter que ver isso de novo? Será que vou ter que ser expulsa do meu país como já fui uma vez?”