08.07.24 | Mundo
Morre Yitzhak Yifat, o icônico soldado israelense retratado em foto como um dos heróis da Guerra dos Seis Dias
Yitzhak Yifat, o icônico soldado israelense eternizado em foto (de David Rubinger) como um dos heróis da Guerra dos Seis Dias, morreu no sábado (6) aos 81 anos.
Ele foi sepultado no domingo em sua cidade natal, Ge'a, perto de Ashkelon, segundo noticiou o site Times of Israel.
Yifat atuou como médico ginecologista e viveu em Kiryat Malachi e depois em Ge'a. Ele deixa três filhas e 10 netos.
Aos 24 anos, Yifat e seus companheiros - os soldados Zion Karasenti e Haim Oshri - se tornaram símbolo de um dos momentos mais significativos da história israelense: a libertação da Cidade Velha de Jerusalém na Guerra dos Seis Dias, em 1967.
Em declarações ao Yedioth Ahronoth, em 2019, Yifat disse: “Quando atravessamos o Muro das Lamentações, foi emocionante de uma forma difícil de descrever. Pensei no meu avô (que ele descanse em paz!), na sua história, como ele sempre falou do Muro. Ele não era um lutador e não conseguiu ver o Muro em nossas mãos, então senti que era por ele”. “Eu não sou uma pessoa que reza, mas todos os soldados religiosos começaram a rezar. Eu toquei no Muro, coloquei minha mão nas pedras. É um momento que está sempre comigo. Então nós cortamos alguns papéis, cada pessoa escreveu seu desejo mais profundo, e nós inserimos as notas nas cicatrizes”.