22.07.24 | Mundo
Atletas israelenses viajam para Paris em “missão nacional”
Em meio a uma onda de ameaças e diante da perspectiva de uma recepção hostil na França, a delegação olímpica de Israel partiu na tarde desta segunda-feira (22) para Paris, para participar dos Jogos Olímpicos, cuja cerimônia de abertura acontece na sexta-feira (26).
“Nos sentimos como emissários do Estado de Israel. Cada um de nossos atletas segue em busca da realização de seus sonhos, mas com uma consciência maior: a de estar em missão nacional”, disse Yael Arad, presidente do Comitê Olímpico de Israel, antes de viajar, em coletiva de imprensa no aeroporto Ben Gurion, segundo noticiou o Times of Israel, em matéria de Amy Spiro.
Arad disse que a delegação obviamente espera voltar a Israel com medalhas, “mas a nossa primeira vitória é estarmos aqui, para mostrar que não desistimos e que desde 7 de outubro – dia do ataque terrorista do Hamas ao país - participamos de centenas de competições”.
A delegação israelense viaja com segurança reforçada devido às tensões e ameaças que cercam a participação de Israel nos Jogos Olímpicos de 2024, em meio à guerra em curso contra o Hamas em Gaza.
Além das preocupações com a segurança, os atletas estão preparados para enfrentar eventuais manifestações hostis, como vaias dentro dos estádios e recusa de adversários em apertar as mãos ao final de competições ou outras provocações.
Em declarações divulgadas no sábado (20), o deputado francês Thomas Portes, do partido França Insubmissa, de extrema-esquerda, disse que os israelenses não eram bem-vindos nos Jogos Olímpicos.
O ministro francês das Relações Exteriores, Stephane Sejourne, considerou as declarações de Portes “irresponsáveis e perigosas” e disse que os atletas israelenses são muito bem-vindos no país. “Garantiremos a segurança da delegação”, acrescentou Sejourne.
O ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, disse, em entrevista à TV no domingo, que os atletas israelenses terão proteção 24 horas por dia durante os Jogos.