Atletas israelenses viajam para Paris em “missão nacional”  - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Cortesia do Comitê Olímpico de Israel

22.07.24 | Mundo

Atletas israelenses viajam para Paris em “missão nacional”

Em meio a uma onda de ameaças e diante da perspectiva de uma recepção hostil na França, a delegação olímpica de Israel partiu na tarde desta segunda-feira (22) para Paris, para participar dos Jogos Olímpicos, cuja cerimônia de abertura acontece na sexta-feira (26).

“Nos sentimos como emissários do Estado de Israel. Cada um de nossos atletas segue em busca da realização de seus sonhos, mas com uma consciência maior: a de estar em missão nacional”, disse Yael Arad, presidente do Comitê Olímpico de Israel, antes de viajar, em coletiva de imprensa no aeroporto Ben Gurion, segundo noticiou o Times of Israel, em matéria de Amy Spiro.

Arad disse que a delegação obviamente espera voltar a Israel com medalhas, “mas a nossa primeira vitória é estarmos aqui, para mostrar que não desistimos e que desde 7 de outubro – dia do ataque terrorista do Hamas ao país - participamos de centenas de competições”.

A delegação israelense viaja com segurança reforçada devido às tensões e ameaças que cercam a participação de Israel nos Jogos Olímpicos de 2024, em meio à guerra em curso contra o Hamas em Gaza.

Além das preocupações com a segurança, os atletas estão preparados para enfrentar eventuais manifestações hostis, como vaias dentro dos estádios e recusa de adversários em apertar as mãos ao final de competições ou outras provocações.

Em declarações divulgadas no sábado (20), o deputado francês Thomas Portes, do partido França Insubmissa, de extrema-esquerda, disse que os israelenses não eram bem-vindos nos Jogos Olímpicos.

O ministro francês das Relações Exteriores, Stephane Sejourne, considerou as declarações de Portes “irresponsáveis ​​e perigosas” e disse que os atletas israelenses são muito bem-vindos no país. “Garantiremos a segurança da delegação”, acrescentou Sejourne.

O ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, disse, em entrevista à TV no domingo, que os atletas israelenses terão proteção 24 horas por dia durante os Jogos.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação