Comunidade gaúcha comemora os 77 anos da criação do Estado de Israel - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Jonathan Heckler / Agencia RBS

26.05.25 | Brasil

Comunidade gaúcha comemora os 77 anos da criação do Estado de Israel

A comunidade judaica gaúcha também se reuniu neste domingo (25) em Porto Alegre para celebrar os 77 anos da criação do Estado de Israel. O evento, promovido pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul, com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), instituições comunitárias e lideranças judaicas da capital, foi realizado no clube Hebraica, devido ao mau tempo.

Daniela Russowsky Raad, presidente da FIRS, destacou: “Trazer para o clube é sempre uma opção, considerando o tempo. Já tiveram outros anos que a gente teve que fazer essa mudança. A ideia é sempre a gente estar na rua, para estar mais aberto, acessível, mas as portas da Hebraica são abertas para todo mundo aqui. Manter esse dia tão especial, que é não só para a comunidade judaica, mas para toda a comunidade em geral, homenageando Israel, celebrando Israel, toda a cultura judaica”.

O evento contou com apresentações artísticas e com barracas de comidas típicas. Dentre as opções de alimentos à venda estava o sanduíche de falafel, que foi produzido pelo movimento juvenil judaico, Habonim Dror.

De acordo com matéria de Beatriz Coan, no Zero Hora, o evento também contou com a participação de outras iniciativas culturais e beneficentes. Além das entidades judaicas, também estiveram no local o coletivo "As Temperadas(os)", que promove o afroempreendedorismo e valoriza a cultura afro-brasileira, e o projeto "Anjas de Batom", que atua na arrecadação de recursos para causas sociais, como a realização de festas de 15 anos para meninas em situação de vulnerabilidade.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação