26.05.25 | Brasil
Comunidade gaúcha comemora os 77 anos da criação do Estado de Israel
A comunidade judaica gaúcha também se reuniu neste domingo (25) em Porto Alegre para celebrar os 77 anos da criação do Estado de Israel. O evento, promovido pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul, com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), instituições comunitárias e lideranças judaicas da capital, foi realizado no clube Hebraica, devido ao mau tempo.
Daniela Russowsky Raad, presidente da FIRS, destacou: “Trazer para o clube é sempre uma opção, considerando o tempo. Já tiveram outros anos que a gente teve que fazer essa mudança. A ideia é sempre a gente estar na rua, para estar mais aberto, acessível, mas as portas da Hebraica são abertas para todo mundo aqui. Manter esse dia tão especial, que é não só para a comunidade judaica, mas para toda a comunidade em geral, homenageando Israel, celebrando Israel, toda a cultura judaica”.
O evento contou com apresentações artísticas e com barracas de comidas típicas. Dentre as opções de alimentos à venda estava o sanduíche de falafel, que foi produzido pelo movimento juvenil judaico, Habonim Dror.
De acordo com matéria de Beatriz Coan, no Zero Hora, o evento também contou com a participação de outras iniciativas culturais e beneficentes. Além das entidades judaicas, também estiveram no local o coletivo "As Temperadas(os)", que promove o afroempreendedorismo e valoriza a cultura afro-brasileira, e o projeto "Anjas de Batom", que atua na arrecadação de recursos para causas sociais, como a realização de festas de 15 anos para meninas em situação de vulnerabilidade.