10.06.25 | Brasil
São Paulo tem a maior e mais completa biblioteca judaica do País
Com quase 4 mil títulos, a Biblioteca Judaica de Pesquisa e Desenvolvimento Intelectual é hoje o maior acervo de livros de cultura, literatura e religião judaica do Brasil.
Os temas abrangem tudo o que cerca o judaísmo e a cultura judaica: leis, Torá (Pentateuco), Antigo Testamento, culinária kasher, filosofia judaica, festas, casamento (tanto a ritualística, quanto conselhos para relacionamento familiar), literatura infantil e infanto juvenil, com histórias sobre os personagens da história judaica e "parábolas", livros de ficção, costumes, cultura, história, misticismo da Cabala e muitos outros. Alguns dos livros da Biblioteca são inéditos e estão pela primeira vez no País; outros, são obras clássicas e muito conhecidas da cultura judaica. A maioria das obras está disponível em português e inglês.
Há dois gêneros são os mais consultados, os de visão mística da religião -Cabala-, e sobre as leis judaicas.
A ideia de formar a Biblioteca e a escolha dos livros começou em 2014, pelo rabino Richard Tamezgui, coordenador do projeto, que tem o apoio da Lei Rouanet.
A Biblioteca funciona na sinagoga ‘O Shil’, no Jardim Europa, e recebe visitas de escolas públicas e pessoas interessadas em conhecer e também se aprofundar em assuntos relacionados ao judaísmo. Conta com uma bibliotecária para orientar e administrar a mesma.
O acervo está disponível para consultas e retiradas de livros. As consultas devem ser agendadas, previamente, pelo e-mail contato@bibliotecajudaica.com.br ,
O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de segunda à sexta (exceto feriados). Informações pelo telefone (11) 3066-0999 /
Instagram:/biblioteca.judaica