16.06.25 | Brasil
Vereador Flavio Valle apresenta projeto para criar Roteiro Turístico Judaico no Rio
O vereador Flavio Valle apresentou projeto de lei na Câmara do Rio de Janeiro, propondo a criação de um Roteiro Turístico Judaico da cidade, com o objetivo de preservar a memória e a cultura da comunidade judaica e fomentar o turismo cultural no município, segundo noticiou o Diário do Rio. A proposta enumera 71 locais, entre sinagogas, museus, praças, cemitérios, restaurantes, teatros e monumentos que fazem parte da história e da presença judaica no Rio de Janeiro. A proposta agora tramita nas comissões da Câmara antes de ser votada em plenário.
“É uma forma de reconhecer a enorme contribuição da comunidade judaica para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Rio. E também de valorizar o turismo de memória e a diversidade religiosa”, diz o autor do projeto, Flavio Valle.
O roteiro proposto contempla desde o tradicional Grande Templo Israelita, no Centro, até pontos culturais como o Teatro Casa Grande, no Leblon, além de praças, sinagogas, clubes, museus, memoriais e até restaurantes, como o Baduk e o The Bakers, ambos na Zona Sul. Entre os espaços culturais, estão incluídos ainda o Teatro Adolpho Bloch, na Glória, e o Centro Cultural e Esportivo Israelita Adolpho Bloch, na Barra da Tijuca. O roteiro também passa por lugares pouco conhecidos, como o Sítio Histórico Isey Levi, na Rua 1º de Março, e o Sítio Histórico Bernard Wallerstain, na Rua do Ouvidor, além da chamada “Yiddish Avenida”, na Cidade Nova.
O projeto destaca que o roteiro não se limita a locais religiosos, incluindo também estabelecimentos gastronômicos e comerciais de tradição judaica, como os restaurantes Kosher Place, Shaqshuk, Teva, Balcão, além da icônica Confeitaria Kurt, no Leblon, fundada por um imigrante judeu que fugiu da guerra na Europa.