03.10.25 | Mundo
Israel intercepta flotilha que pretendia romper bloqueio à Gaza
A flotilha Global Sumud anunciou nesta sexta-feira (3) que o último de seus barcos foi interceptado pelas forças de segurança israelenses, encerrando a tentativa de romper o bloqueio à Gaza, sob o argumento de levar ajuda humanitária aos palestinos,
"Marinette, o último barco restante da Flotilha Global Sumud, foi interceptado às 10h29, horário local (07h29 GMT), a aproximadamente 42,5 milhas náuticas de Gaza", informou a flotilha no Telegram.
Israel anunciou que deteve os cerca de 400 ativistas a bordo de 41 embarcações e que eles foram "transferidos com segurança ao porto de Ashdod para serem entregues à polícia israelense" e posteriormente deverão ser deportados.
Entre os detidos estão a sueca Greta Thunberg e a ex-prefeita de Barcelona, Ada Colau. Israel anunciou que todos serão deportados para a Europa, sem especificar os países de destino.
Ao menos 15 brasileiros estavam na Flotilha que ia para a Faixa de Gaza para distribuir ajuda humanitária.
"Parabenizo os soldados e comandantes da Marinha que cumpriram sua missão em Yom Kippur da forma mais profissional e eficiente", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu após a operação.