Federadas homenageiam as vítimas do ataque terrorista - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

08.10.25 | Brasil

Federadas homenageiam as vítimas do ataque terrorista

A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais agradeceu ao governo do Estado pela homenagem aos 48 reféns israelenses que ainda estão em cativeiro do grupo terrorista Hamas, iluminando o Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, com a cor amarela — símbolo internacional de solidariedade e esperança pelo retorno dos sequestrados. “Que essa luz seja um lembrete constante de que o mundo não esqueceu: tragam os reféns de volta agora!”

Mais de 250 pessoas se reuniram na noite de domingo (05/10), na Praça Estado de Israel, em Belo Horizonte, em um emocionante ato de apoio ao Estado de Israel e em homenagem às vítimas do massacre terrorista de 7 de outubro de 2023. O encontro, promovido pela Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG), contou com a presença de representantes de diversas instituições, jovens, famílias, lideranças religiosas e autoridades civis. Em um clima de união, emoção e respeito, foram lembradas as vidas perdidas e renovando o compromisso permanente com a paz, a liberdade e a defesa do povo judeu.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o acendimento de 250 velas elétricas, representando os reféns sequestrados pelo grupo terrorista Hamas no fatídico dia 07 de outubro de 2023. O gesto simbólico, acompanhado por silêncio e comoção, lembrou ao mundo que cada vida importante e que a esperança pela libertação de todos permanece viva.

Durante o ato, o público entoou canções de esperança, clamou bandeiras de Israel e exibiu o laço amarelo, símbolo internacional de solidariedade aos reféns ainda fechados em cativeiro. 

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), em parceria com a Secretaria Municipal de Parcerias, inaugurou o Monumento de Resiliência e realizou um ato em memória das vítimas do terrorismo, na Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre. “Com a frase escrita no monumento —

“Nossas feridas são centenárias, mas a nossa resiliência e a nossa força também” — celebramos a força da nossa comunidade e dos valores que compartilhamos com toda a sociedade gaúcha”, destacou a presidente da FIRS, Daniela Raad.

O encontro, que reuniu cerca de 600 pessoas, foi um momento de união, homenagem e esperança, reafirmando nosso compromisso com a vida, a paz e o combate a todas as formas de intolerância e antissemitismo.

Assista: https://www.instagram.com/reel/DPb4wrXiYt1/?igsh=MWg1M29wdzN0Zjdhag%3D%3D

A Comunidade Israelita do Paraná realizou ato em sua sede em memória das vítimas dos ataques terroristas de 7 de outubro na tarde de domingo (5), em Curitiba. O evento, promovido pela Federação Israelita do Paraná (FEIP), reuniu lideranças comunitárias, religiosas e representantes da sociedade civil em um momento de reflexão e solidariedade pelas vítimas dos ataques em Israel.

Durante o encontro, foi exibido o documentário Crianças de 7 de Outubro – Ato de Memória, em sessão única panorâmica ao público acima de 16 anos. O filme apresenta relatos de famílias atingidas pelos atentados e reafirma o compromisso com a preservação da memória e a defesa da paz.

Para a direção da FEIP, a memória é ao mesmo tempo um dever para com as vítimas e um alerta para as gerações futuras. Os dados simbolizam a resistência contra o ódio e a intolerância que se volta contra o povo judeu há séculos. A entidade também reafirma a sua adesão ao movimento internacional de apoio aos sequestrados pelo Hamas, que utiliza o laço amarelo como símbolo de mobilização e esperança.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação