09.10.25 | Mundo
Familiares de reféns e palestinos de Gaza celebram a assinatura do acordo de paz
Familiares de reféns e de soldados israelenses e palestinos de Gaza celebravam ansiosos os próximos passos do acordo de paz assinado sob a mediação dos EUA, Egito, Catar e Turquia.
Na chamada Praça dos Reféns em Tel Aviv, familiares de sequestrados pelo Hamas celebravam o acordo, enquanto palestinos de Gaza comemoravam nas ruas a perspectiva do fim do conflito.
O anúncio da assinatura do acordo veio no terceiro dia de negociações entre representantes de Israel e do Hamas reunidos no Egito.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (8) um acordo entre Israel e Hamas sobre seu plano para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, primeira fase de seu plano de paz, após três dias de negociações no Egito, com avanços consideráveis entre os dois lados. A proposta prevê o fim dos combates, o retorno dos reféns — vivos e mortos — para Israel, a libertação de prisioneiros palestinos e a retomada da entrada de ajuda na região, além do início da retirada das tropas israelenses. Fontes próximas aos negociadores afirmam que a assinatura acontecerá ainda nesta quinta-feira, e Trump deve ir à região em breve.