13.10.25 | Mundo
“Esse é um novo momento, não só para Israel, mas para todo o Oriente Médio”, diz presidente da CONIB
Em entrevista à Record News , o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, falou sobre o fim da guerra em Gaza e a libertação dos reféns israelenses, colocando fim a um conflito que durou dois anos e que começou com “um ataque que marcou na história não apenas contra judeus, mas contra toda a comunidade internacional”. Falou também sobre a confusão que muitos fazem sobre a “troca de prisioneiros”. “Não existe troca de prisioneiros e, sim, entre presos condenados por terrorismo e pessoas inocentes sequestradas por um grupo terrorista. A guerra nunca foi israelenses contra palestinos, mas de um grupo terrorista, patrocinado por um eixo liderado pelo Irã, contra o governo de Israel".
“De qualquer forma, esse é um novo momento, não só para Israel, mas para todo o Oriente Médio”. "O que precisamos, primeiro, é ter a certeza de que o grupo terrorista Hamas vai realmente se afastar (de Gaza). E, em segundo lugar, ter um plano de proteção (para Gaza), como o que está sendo discutido agora no Egito".
Lottenberg também condenou o patrocínio do Irã a grupos terroristas, como o Hamas, os Houthis e o Hezbollah e as “narrativas distorcidas (sobre o conflito) que só fizeram crescer o antissemitismo no mundo”. Destacou também a importância dos Acordos de Abraão, assinados entre Israel e países árabes, e cuja continuidade foi interrompida pela guerra, consequência dos ataques de 7 de outubro de 2023, quando o Estado Judeu estava perto de participar de um pacto com a Arábia Saudita.
Assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=V89gquaZ1m8