20.10.25 | Mundo
Novo museu conta a história da democracia israelense
A história da democracia israelense está sendo contada no novo Museu Knesset. O novo museu foi inaugurado em agosto na histórica Froumine House, um edifício de três andares com fachada arredondada localizado na King George Street, segundo noticiou o Times of Israel.
O edifício, originalmente de propriedade da família Froumine, abrigou temporariamente o Knesset, o Parlamento de Israel, de março de 1950 até a inauguração da sede do Knesset em Givat Ram, em agosto de 1966.
Agora estabelecido como o Museu Knesset, o edifício foi restaurado para contar a história da democracia de Israel.
Os visitantes podem vivenciar o funcionamento do Parlamento israelense, tornando-se membros do Knesset durante a visita, em um tour guiado e assistido por aplicativo, com a ideia de revisitar o passado e aprender com os eventos históricos que moldaram a face do estado de Israel em seus primeiros dias.
O ponto central do museu é contar a história da democracia — e a forma como ela é contada exige um tratamento cuidadoso nos dias de hoje.
O museu inclui diversos vídeos e curtas-metragens, com uma introdução inicial explicando as diferentes sedes do Knesset antes da construção do edifício Givat Ram.
Uma galeria explica as raízes da Declaração na Torá e no Livro dos Profetas, os valores éticos da sociedade israelense e como o Knesset de 120 membros foi baseado no Sinédrio Talmúdico, o supremo corpo legislativo e judicial do povo judeu durante o período do Segundo Templo.
De lá, os visitantes aprendem como os membros do Knesset legislam regras e leis, ouvem trechos dos discursos políticos dos primeiros anos, leem algumas das coberturas da mídia e aprendem sobre as raízes do debate e da discussão que sempre foram uma marca registrada do Parlamento israelense.