24.11.25 | Brasil
CIP debate o futuro dos 50+ em encontro sobre Empregabilidade e Empreendedorismo
A Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou, no dia 18 de novembro, em sua Sede, o encontro “Empregabilidade e Empreendedorismo 50+”. O evento teve como objetivo inspirar, capacitar e criar conexões de valor entre profissionais maduros, discutindo tendências, desafios e oportunidades para quem busca reinvenção profissional após os 50 anos. O encontro contou ainda com tradução em Libras, reforçando o compromisso da CIP com acessibilidade e inclusão.
Com uma programação diversificada, o evento abordou temas como inovação, empreendedorismo, segurança financeira, protagonismo e futuro do trabalho. Para a presidente da CIP, Laura Feldman, discutir longevidade ativa é urgente e essencial:
“A demografia já fala por si. Essa geração é ativa e tem enorme potencial. Parcerias entre empresas e o Estado serão fundamentais para garantir fluidez na empregabilidade 50+, valorizando a qualidade desses profissionais e promovendo relações intergeracionais qualificadas. Precisamos ter consciência disso.”
Diretora da Rede Mulher Empreendedora, maior comunidade de empreendedorismo feminino do país, Lilian Natal destacou que o empreendedorismo pode ser um caminho potente para a maturidade, desde que acompanhado de abertura para o novo.
“A principal atitude é ter um pensamento de crescimento. É preciso desaprender velhos conceitos para abrir espaço para novos. No empreendedorismo, começar pequeno, validar ideias e entender qual dor você quer resolver faz toda a diferença.”
Fundador da Maturi — plataforma referência em recolocação e empreendedorismo para pessoas acima de 50 anos — Mórris Litvak apresentou dados do mercado e trouxe dicas práticas para quem busca recolocação. “O mais importante é estar aberto a mudanças e aprender coisas novas sempre. Não dá para ficar parado achando que só existe uma forma de trabalhar. Mesmo quem tem dificuldade digital consegue aprender — basta buscar ajuda, cursos e profissionais. Superar o medo é fundamental.”
Mariam Dimitri, especialista em longevidade e reinvenção, reforçou a importância de assumir o protagonismo na transição para novas fases da vida:
“Aos 50, 60 ou 70 anos estamos criando novos modelos de vida. É essencial ter curiosidade, aprender sempre e usar toda a experiência acumulada sem ficar preso ao passado. Protagonismo, propósito e sonho são pilares dessa nova etapa.”
Na sequência, Nadav Peretz, cofundador da consultoria de investimentos Mani, abordou organização financeira como base para autonomia e liberdade na maturidade: “Nunca é tarde para começar a guardar dinheiro. O essencial é disciplina — tanto para investir quanto para usar os recursos na hora certa. A aposentadoria não é apenas previdência: é planejamento, consciência e equilíbrio.”
Após as apresentações, os participantes se reuniram para um coffee e um momento vibrante de networking. O espaço favoreceu trocas ricas de experiências, início de novas parcerias, compartilhamento de desafios e estímulo à colaboração entre profissionais de diversas áreas, reforçando mais uma vez o compromisso da CIP com iniciativas que promovem qualidade de vida, inclusão e capacitação.
O encontro “Empregabilidade e Empreendedorismo 50+” foi uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio do C6 Bank, CSN, Itaú, Bemol, Rosset, Banco Safra, Teleperformance, Smartstorage e Aurora com apoio da Dimitri Consultoria, Mani, Maturi e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.