Dov Orni, sobrevivente da resistência dos campos de concentração nazistas, completa 100 anos; CONIB celebra o marco - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Divulgação

28.11.25 | Brasil

Dov Orni, sobrevivente da resistência dos campos de concentração nazistas, completa 100 anos; CONIB celebra o marco

Dov Orni, sobrevivente da resistência dos campos de concentração nazistas, completa 100 anos nesta sexta-feira (28). Em mensagem enviada a Dov, o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, afirma: "Em nome da Confederação Israelita do Brasil e de toda a comunidade judaica brasileira, quero expressar nossa profunda alegria e gratidão por celebrar com você este marco extraordinário de 100 anos de vida. Os judeus do Brasil e do mundo sabem que nossa história só acontece porque houve homens como você — homens que, mesmo diante do horror, foram acesos a chama do judaísmo, da dignidade e da coragem. A trajetória do nosso povo está entrelaçada com a a forçar aqueles que, como você, se recusaram a permitir que a escuridão apagasse a luz”.

"Digo isso não é apenas como presidente da entidade, mas como alguém que teve a privilégio de se tornar seu amigo, apesar da diferença de idade. Esse vínculo é, para mim, uma honra rara. Nos últimos dois anos, vivemos um aumento dramático do antissemitismo, auxiliamos à mudança de valores nos setores da sociedade e enfrentamos incertezas, ameaças e perdas que exigiram de nós uma força incomum. Mas, ainda assim, nada do que vivemos se comparar ao que você precisau superar".

"Em muitos momentos, quando precisei encontrar coragem para enfrentar desafios que atingiram toda a nossa comunidade, foi lembrando da sua resistência durante a Segunda Guerra Mundial, da sua capacidade de sobreviver e de reconstruir, que encontrei alento. Talvez você nem imagine o quanto suas histórias, sua lucidez e sua firmeza me sustentaram. Ao seu lado, eu me sinto um ano antes de um gigante".

"Comemorar seus 100 anos não é apenas comemorar saudades; é celebrar a vitória da vida sobre a barbárie, da esperança sobre o desespero, da tentativa de desligamento. Sua vitalidade, sua clareza de espírito e sua capacidade de continuar vivendo com propósito, quando tantos puderam ter desistido, são uma fonte permanente de inspiração para toda a comunidade judaica brasileira".

"Recorde-me de uma conversa antiga com o saudoso Leon Feffer. Desejei a ele que vivesse até os 120 anos e ele me respondeu: “Mas por que só até os 120?” Hoje, para você, meu amigo Dov, tomo a liberdade de ir além. Que os seus primeiros 100 anos sejam apenas a abertura de uma vida que continue a nos ensinar, a nos emocionar e a nos fortalecer. Quero seguir conversando com você, aceitando-o no meu consultório, aprendendo com sua experiência e encontrando na sua presença uma energia que move as grandes almas".

"Você nos lembra, todos os dias, que o judaísmo é uma religião de vencedores — vencedores não no sentido bélico, mas no sentido moral, espiritual e existencial. Vencedores que persistem, pensam, criam, resistem e iluminam. É por isso que nós, judeus, seremos sempre um povo de pensadores, construtores e sonhadores".

"Em nome de todos os judeus brasileiros, receba nosso abraço carinhoso, nossa admiração e nossa eterna gratidão.

L’chaim, Dov. Mazal Tov pelos seus 100 anos.

Que venham muitos mais.

Com amizade, respeito e orgulho,

Confederação Israelita do Brasil"


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação