01.07.22 |

Comunidade judaica do Rio Grande do Norte recebe o embaixador de Israel, em visita oficial ao Estado

O embaixador de Israel, Rafael Eldad, foi recebido no dia 13 de fevereiro, em Natal, pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Eles abordaram os problemas do Estado com a seca, mobilidade urbana, infraestrutura. Eldad expô:s a tecnologia agrí:cola israelense e colocou o Estado de Israel à: : disposiç:ã:o para ajudar. Foi també:m tratado um encontro em Sã:o Paulo de autoridades potiguares com a Câ:mara Brasil-Israel. &ldquo:Precisamos organizar uma missã:o de Israel em terras potiguares&rdquo:, propô:s a governadora.

Estiveram presentes à: reuniã:o o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado: o presidente do CIRN- Centro Israelita do Rio Grande do Norte, Carlos Cortez: a presidente emé:rita da entidade, Marlene Borges, e o diretor de Seguranç:a, Jaime Halegua.

Em Natal, Eldad també:m se reuniu com os secretá:rios de Estado da Saú:de Pú:blica, Comé:rcio e Recursos Hí:dricos.

A comunidade judaica potiguar recebeu o embaixador no novo pré:dio do CIRN. Na ocasiã:o, o rabino da sinagoga Braz Palatnik, Joã:o Fernandes Dias de Medeiros (Yohanan ben Yedidyah SHELITAH), presenteou Eldad com seu livro &ldquo:Nos passos do retorno: descendentes dos cristã:os novos descobrindo o judaí:smo de seus avó:s portugueses&rdquo:. (Ed. Nordeste, 2005).

Eldad falou sobre as dificuldades da vida judaica em uma pequena comunidade e comparou-as com os sacrifí:cios feitos pelos israelenses nos primeiros anos apó:s a criaç:ã:o do Estado de Israel.

A visita foi destacada, entre outros, no jornal Tribuna do Norte e no blog Alerta Seridó:.

Eldad fala na nova sede do CIRN, reformada com o apoio da Conib. Ao seu lado esquerdo, o rabino Yohanan ben Yedidyah SHELITAH. Foto: CIRN.

A partir da esquerda: Rafael Eldad, Rosalba Ciarlini e Carlos Cortez. Foto: CIRN.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação