01.07.22 |
Médico de Auschwitz, Josef Mengele viveu escondido em Serra Negra (SP), durante a década de 1960
Josef Mengele, sá:dico mé:dico nazista caç:ado no mundo inteiro e responsabilizado por ao menos 400 mil mortes no complexo de campos de concentraç:ã:o de Auschwitz, viveu em um sí:tio na cidade de Serra Negra (SP), na dé:cada de 1960, mostra reportagem do G1.
Mengele era chamado de Pedrã:o pelos funcioná:rios do sí:tio em que viveu por vá:rios anos.
Este é: o depoimento do filho de um funcioná:rio do sí:tio, hoje com 65 anos: ":O que eu posso te falar. Sei de todo o mal que ele fez ao mundo, mas, durante nosso conví:vio, nã:o tenho nada para dizer. Nos pagava em dinheiro e no dia certo. Ainda curou minha anemia com uma bebida à: base de beterraba. Eu estava muito doente, na é:poca diziam que eu tinha amarelã:o. Pediu ao meu pai que trouxesse beterraba e voltou com uma bebida. Se fosse veneno, eu teria morrido. Em dez meses eu estava forte":.
A presenç:a de Josef Mengele na regiã:o foi contada pelo pesquisador e historiador Noedir Pedro Carvalho Burini no livro ":O Anjo da Morte em Serra Negra":, lanç:ado em 2013.
O que chamou a atenç:ã:o de Burini durante a ":caç:ada à: histó:ria nazista": foi a torre de aproximadamente dez metros de altura construí:da no telhado da casa do sí:tio, em Serra Negra.
":Pode perceber que é: semelhante as de Auschwitz. É: um local alto, que oferece visã:o ampla de toda a regiã:o. Ele mesmo ajudou a construí:-la":, revela.
Leia a reportagem completa, no G1.
Casa de Josef Mengele em Serra Negra. Foto: Arquivo famí:lia Stammer/G1.