Divulgação

PUC-Rio lança curso de Yiddish online

Em conversa com a CONIB, a professora Sonia Kramer, do Departamento de Educação PUC-Rio, explica os objetivos do curso de Yiddish (ou iídiche) online que terá início em março, a quem se destina e como funcionará.

1. Qual o objetivo do curso e para qual público é destinado?
O objetivo é manter a língua e a cultura Yiddish vivas, em conexão com esse revigoramento que se observa em vários países. Os cursos são oferecidos pelo Instituto de Línguas da PUC-Rio em parceria com o Núcleo Viver com Yiddish. Temos 4 níveis de ensino da língua Yiddish:
– Aprender Yiddish 1 : iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas que desejam aprender a língua e ser alfabetizadas.
– Aprender Yiddish 2: iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas que dominam o alef-beit e têm conhecimentos básicos da gramática Yiddish.
– Aprender Yiddish 3: iniciação à língua, música e literatura. Destina-se a pessoas alfabetizadas em Yiddish e que tenham estudado a língua por cerca de 2 anos.
– Roda de leitura/Conversação. Destina-se a pessoas que falam, compreendem e gostam de escutar a língua Yiddish.

2. Qualquer pessoa pode se inscrever?
O Curso é oferecido para alunos da PUC e aberto como Curso de Extensão para profissionais e estudantes de áreas diversas. Para essa turma, espera-se alunos e alunas que desejam ser alfabetizados em Yiddish.

3. O curso pretende ser matéria em escolas judaicas?
Desde 2017, realizamos Oficinas de Yiddish com crianças no Colégio Eliezer Max, oferecendo experiência com músicas, histórias e brincadeiras em Yiddish. O projeto é contribuir para a presença viva e criativa da língua e da cultura Yiddish dentro das escolas judaicas, bem como em outros espaços culturais.

4. Há planos de expandir o curso para outros estados, como São Paulo, por exemplo?
Os cursos são e continuarão sendo online. Temos alunas e alunos de São Paulo, Curitiba, Brasília, entre outras cidades. Todos e todas são muito bem vindos!

Os cursos terão início em março. Veja as datas e a programação dos cursos, acessando os links abaixo:
Aprender Yiddish 1: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3y1A3Wh
Aprender Yiddish 2: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3IsBaDh
Aprender Yiddish 3: Iniciação à língua, música e literatura: https://bit.ly/3rV5xwD
Rodas de leitura/Conversação em Yiddish. Leyenkrayz/Shmues : https://bit.ly/3IsCvdh